Quando você dança, a África ferve dentro de você

Haitians dance under a sacred ceibo tree called Lisa as they participate in a Voodoo ritual on the third day of the annual week-long gathering in the Souvenance community, April 1, 2013. Hundreds of Haitians participate in the ceremonies which begin the Saturday before Easter in Souvenance, where descendants of the people of Dahomey, a former kingdom in what is now present-day Benin, show their devotion to their ancestors and various lwa, or spirits, This third day of ceremonies represents their journey back to Africa. Picture taken April 1, 2013. REUTERS/Marie Arago (HAITI - Tags: SOCIETY RELIGION)

Há aproximadamente 160 mil anos, surgiu no continente africano o homo sapiens. De lá, os habitantes se espalharam e formaram os primeiros núcleos urbanos em vários cantos do mundo.

No século XVII, escravos levados da África resistiram, não se deixaram destruir, espalharam sua arte, sua cultura e tradições por todos os continentes. Nos séculos XIX, XX e XXI,  a cultura africana ganhou mais força, passou a influenciar o mundo.

A influência mais forte veio da música. Nos EUA, os africanos nos deram o blues, o rock, o jazz, o funk e muitas outras formas de expressão.

Na América Central e Caribe, uma profusão de ritmos: salsa, mambo, merengue, reggae e outros, com Cuba comandando a festa, na batida repetitiva da percussão, na cadência de tambores pulsantes.

Na América do Sul, da mesma forma, o Brasil desponta com o samba e tantos outros ritmos enraizados, derivados e espalhados pelo  vasto país, por comunidades africanas.

Essa onda percorre a Colômbia, a Venezuela, as guianas, o Peru, o Paraguai, o Uruguai, vai até a Argentina reger os passos sedutores dos casais com a marcação do tango.

E não para por aí. Ligados os sentidos e os movimentos, percebe-se que na estrutura  da música popular moderna predomina a  estética africana.

O mais impressionante é a preservação dos ritmos  mântricos, que chacoalham o corpo sem parar, no transe, na busca da transcendência.

As raízes estão nos centros de busca de conforto espiritual, de crenças religiosas africanas. No rock, no blues, no mambo, no samba, no tango, lá estão os ritmos repetitivos, os mantras. Basta se deixar levar pela força.

Não é a gente que dança a música. É a música que dança a gente.

Relacionados