Tá ligado?
Para o próprio capitalismo não se inviabilizar, ou taxa-se as máquinas e o capital especulativo, a fim de financiar a renda básica para trabalhadores desempregados por eles, ou veremos o empobrecimento generalizado da população trabalhadora.
Essa de que novas tecnologias geram novas oportunidades está sendo desmentida pela escalada do desemprego, causada pela disparada da mecanização da produção, pela alta concentração da renda e financeirização da economia.
O aumento do exército de mão de obra de reserva é proporcional à aceleração da multiplicação das máquinas e do capital, pela especulação financeira. Vivemos na era das bolhas especulativas.
Dinheiro são dígitos.
Os bancos, com seus lucros estratosféricos, multiplicados pela especulação financeira, sem gerar nenhuma produção, todos digitalizados, são os melhores exemplos.
Num país como o Brasil, de baixíssimo grau de cidadania, onde impera o capitalismo canibal, com empresariado ainda de cabeça colonial, escravocrata, rindo de alegria com a chagada das máquinas para substituir trabalhadores, o futuro próximo pode ser uma tragédia social de grandes proporções.