Os crimes ambientais e a certeza da impunidade

A ministra Rosa Weber mantém na gaveta o pedido de impeachment de Ricardo Salles, enquanto os criminosos ateiam fogo no país e a fumaça se espalha pelos céus do planeta.
A degradação institucional do país tem raízes no golpe de Estado. Os crimes ambientais estão expostos no berço da ilegalidade,  a céu aberto, para o mundo ver. 
A certeza da impunidade é a principal causa das queimadas e de outros crimes ambientais no Brasil. Apenas 5% das multas anuais foram executadas. Cheira a conluio, crime organizado.
O ministro Ricardo Salles criou, no ano passado, a “mesa de conciliação de multas”, para negociar com os criminosos. Com o perdão das multas, eles ganharam força.  
Com as declarações de Jair Bolsonaro e Ricardo Salles contra as leis ambientais, mais o desmonte dos órgãos de fiscalização (IBAMA, ICMBio e outros), as mentiras ditas pelo presidente na ONU, os criminosos têm a certeza da impunidade. Eles sabem que o governo está do lado deles.
O judiciário, salvo raras excessões, foi o esteio do golpe de Estado no Brasil. Em outros países da América Latina também.
 
 
O STF arquivou o recurso contra o impeachment criminoso de Dilma, Sérgio Moro condenou Lula sem provas, prendeu e o impediu de ser candidato. Em última instância, o judiciário é o responsável pela eleição de Jair Bolsonaro e pela ilegalidade que solapa institucionalmente o país.
Com o ativismo político, a justiça foi deixada de lado. Não fosse isso, possivelmente Ricardo Salles estaria preso por atentar contra a Constituição, as leis ambientais, contra os órgãos ambientais, e por usar órgãos do Estado para permitir a impunidade e a prática de crimes, como foi o caso das decisões do CONAMA.
Tudo isso com as forças armadas na “manutenção da lei e da ordem” capitalista, forças judiciárias,  policiais, dando proteção aos negócios das corporações, dos bancos nacionais e multinacionais, que têm suas ações girando a todo vapor nas bolsas, nos maiores centros financeiros do mundo, fazendo a festa dos bilionários do agribusiness, das mineradoras e de outros ramos de atividade.
A impunidade é filha do golpe de Estado.

Relacionados