Uma das maiores fake news da história do Brasil fez 65 anos.

Carlos Lacerda – 1955

 

 

 

Há um mês, uma das maiores fake news da história do Brasil fez 65 anos.

 

Dia 16 de setembro de 1955, o então deputado Carlos Lacerda leu, num programa de TV, um documento político falso, intitulado “Carta Brandi”, com acusações gravíssimas contra João Goulart.

 

 

No dia seguinte, o jornal O Globo e a Tribuna da Imprensa, que faziam parte da conspiração, publicaram a tal carta na primeira página.

 

 

De posse da tal carta, Lacerda acusou Goulart de corrupção e de estar articulando com Juan Domingos Perón, então presidente da Argentina, um movimento armado, de operários rebelados, para instalar uma “República Sindicalista” no Brasil.

 

 

A carta, supostamente dirigida a João Goulart, era timbrada como se fosse da presidência da Câmara de Corrientes, cidade argentina vizinha a Uruguaiana/RS, e assinada pelo deputado argentino Antonio Jesús Brandi

 

Um inquérito policial-militar, instaurado em outubro do mesmo ano, comprovou tratar-se de um documento apócrifo, forjado por falsários argentinos para ser vendido aos opositores de Goulart.

 

 

João Goulart era ministro do Trabalho do governo Getúlio Vargas, e era candidato a Vice na chapa de Juscelino Kubitschek. O documento era parte da armação para impedir a posse de Juscelino.

 

 

Enquanto no Congresso o caldeirão do golpe fervia, com Carlos Lacerda fazendo a festa com suas denúncias falsas, na caserna os militares golpistas, comandados por agentes da CIA, no Brasil, preparavam o golpe civil militar consumado em 1964.

 

 

Os documentos que comprovam a participação dos Estados Unidos no golpe civil militar, no Brasil, estão registrados nos arquivos da história dos próprios Estados Unidos.

Relacionados