China, Estados Unidos, União Européia, vão crescer por conta da vacinação em massa e da contenção do contágio.

As projeções de crescimento da economia dos Estados Unidos, para este ano, foram revistas para 7%,. Com o negacionista Donald Trump, teria sido um desastre. Biden deu prioridade máxima à vacinação em massa e a medidas restritivas.

A China deve crescer 9%, com expectativa de atingir a casa de dois dígitos.Também por conta de isolamento social rigoroso e vacinação em massa.A União Europeia projeta crescer 4%. No início da pandemia foi quem mais sofreu perdas. Fez distanciamento social e vacinação em massa da população.

E a economia global deve crescer 6%.Os países periféricos deverão ser beneficiados com a demanda mundial por commodities.O Brasil, por exemplo, já recalculou suas projeções de crescimento para 3,5%.Isso por que o preço dos minérios e das commodities deram um salto no mercado internacional.

A China rompeu contratos de importação com a Austrália. O Brasil é o principal beneficiado. O preço médio da tonelada de minério bateu US$ 190 dólares.

Viu que a revisão da taxa de crescimento não é por conta da política econômica do governo, mas por fatores externos que estão impactando a economia?

(*) os países que têm melhor recuperação são os que se anteciparam, cuidaram da população na pandemia e mais vacinaram.

Relacionados