Woody Guthrie e a máquina de matar fascista

 

Woody Guthrie

 

 

O texto é de Luiz Clementino

(*) Fotógrafo

 

 

Significado de música extraído da internet:

“A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.”

                                                                    ****************   

     Haja visto que, no universo de suas variações, a música nos acalma, nos levanta para luta, nos prepara para o amor, nos conduz à dança, nos faz lembrar de lugares e amores de antanho, melhora consideravelmente o ambiente.

Ou seja, de acordo com a combinação de ritmo, harmonia e melodia, essa arte nos conduz a sensações diversificadas. E quando o poema “denúncia ou protesta”, é musicado com talento e sentimento, a coisa toma proporções gigantescas, tem maior penetração e envolvimento. O fato é que, inúmeros artistas embrenharam por essa trilha de desacordo social, criando grandes canções, que se tornaram verdadeiros hinos de autoajuda e superação, marcando época e encantando a todos nós, que não vivemos sem música.

Para se ter ideia do que estamos falando, vejam o cântico “Get up Stand up”, composição em ritmo dos tambores da MÃE ÁFRICA, do maravilhoso filho de JAH, o jamaicano BOB MARLEY.  Realizada na década de 70, se transformou em um hino para a etnias excluídas e maltratadas do planeta,  “levante, resista, lute pelos seus direitos, não desista, lute pelos seus direitos”.

Outro grande poeta do sertão JOÃO DO VALE, vendo as agruras e as injustiças sociais que sofria seu povo, onde crianças pereciam de inanição e subnutrição no semiárido, esbravejava cantando em versos na canção Carcará: “ o caracará pega mata e come, num vai morrer de fome, mais coragem que homem…”.

Agora, dentre tantos outros, que atuam neste contexto, houve um cara também fascinante. Nascido nos USA, vivenciou a grande depressão dos anos 20. Escritor, poeta, cantor e músico, cantava em sindicatos, com os retirantes oprimidos, dedicando toda sua vida contra as desigualdades sociais de seu país.  Em seu violão estava escrito: “máquina de matar Fascista”, seu nome WOODY GUTHRIE.

Sua biografia:

 Woodrow Wilson “Woody” Guthrie (Okemah14 de julho de 1912 — Nova Iorque3 de outubro de 1967) foi um cantor compositor americano de folk music. Seu legado musical é composto por centenas de músicas, baladas e obras improvisadas que abrangem desde temas políticos, músicas tradicionais até canções infantis. Guthrie tocava frequentemente com sua guitarra que possui o slogan “This machine kills fascists” (“Esta máquina mata fascistas“).

Guthrie viajou com trabalhadores migrantes de Oklahoma para a Califórnia e aprendeu canções de folk blues tradicionais. Suas canções contam suas experiências na Dust Bowl durante a Grande Depressão, fazendo com que ele ganhasse o apelido de “O trovador Dust Bowl (*) Guthrie foi associado a grupos comunistas nos Estados Unidos, mas nunca tornou-se membro do movimento comunista.

(*) Designa-se por Dust Bowl um fenómeno climático de tempestade de areia que ocorreu nos Estados Unidos na década de 1930 e que durou quase dez anos. Foi um desastre económico e ambiental que afetou severamente boa parte dos Estados Unidos da América naquela altura.

 

O fato é que, WOODY GUTHRIE, foi uma base sólida para o desenvolvimento da nata do folk moderno norte-americano. Esse gênero musical ganhou uma potente estrutura de contestação social graças ao trabalho desse trovador, cuja música, tutelava aqueles que não tinham voz na sociedade americana da época, como negros, caipiras, e retirantes, em um tempo em que a segregação social era fortíssima.

Grandes nomes como PETER SEEGER, JACK ELLIOTT, JOAN BAEZ e, também, um jovem de olhos azuis que ficou tão fascinado com  WOODY GUTHRIE que decidiu largar tudo em sua cidade natal e foi em seu encalço. Desde então BOB DYLAN não teve mais dúvidas que direção tomar em sua prolixa carreira artística. Calcou o mesmo rumo do ” Trovador Dust Bowl”.

Outra coisa, dois soberbos livros sobre retirantes de seu torrão natal, AS VINHAS DA IRA, de John Steinbeck, ou VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos, são representativos para a famosa canção folclórica  “This Land Is Your Land”.  Ambas obras expressam a dor e as dificuldades de famílias pobres expulsas pela seca e por dificuldades econômicas. Escrita em 1940 ouçam:

 Esta terra é sua terra, esta terra é minha terra…

         https://www.youtube.com/watch?v=XaI5IRuS2aE&list=PLw9LHJQG82Hnv_kzvBoPTV1-      hA7c8X6UF&index=5

         GUTHRIE escreveu milhares de páginas de poemas e prosas não publicados, como também uma autobiografia , Bound for Glory , adaptada para o cinema em 1976, direção de Hal Ashby e interpretado por David Carradine.  Trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=gNled6wh18c

Esse andarilho rebelde e destemido foi um dos artistas folk mais importantes do século passado. O hino “This Land Is Your Land“, é regularmente cantado nas escolas americanas. Muitas de suas músicas estão arquivadas na Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos. Até hoje artistas de todas as nações, lhe prestam tributos. Honras póstumas, prêmios e homenagens lhe são conferidos em todo o mundo. Foi um cara admirável!

No final da vida, já não conseguia tocar devido a uma doença degenerativa, hospitalizado era visitado constantemente por músicos consagrados, que se achavam devedores de uma grande dívida com WOODY GUTHRIE.

Em 1962, em seu primeiro álbum, BOB DYLAN compôs uma canção em homenagem a GUTHRIE, onde escrevia:

Eu estou a milhares de milhas de casa,
caminhando pela mesma estrada que o outro homem já passou.
Estou vendo o seu mundo de pessoas e coisas,
de indigentes e camponesas, princesas e reis.

Hey, hey Woodie Guthrie, eu escrevi uma canção
sobre um engraçado e antigo mundo em que estou a passar…

Estou cantando, mas não consigo cantar o suficiente

Porque não existem muitos homens que fizeram as mesmas coisas que você. ”  

 

https://www.youtube.com/watch?v=_R49BmdUiWw    gravação de estudio

 

https://www.youtube.com/watch?v=UgRzkoScuF4    Versão ao vivo 

WOODY GUTHRIE se tornou lenda, sinônimo de uma plenitude altruísta, fez de sua arte um sacerdócio a favor dos direitos humanos. Uma fábula sobre o triunfo do humanismo e da fraternidade!

https://www.youtube.com/watch?v=UlbLs_bvimU

 

 

Relacionados