Bilionário dono da Duty Free doa, sem alarde, toda sua fortuna para quem defende causas humanistas.

Bilionário dono da Duty Free doa, sem alarde, toda sua fortuna, sensibiliza outros bilionários e põe na berlinda a hiper-acumulação de capital.
 
No último dia 14, o ex-bilionário Charles Feeney, dono das lojas Duty Free, essas de aeroporto, finalizou, secretamente, a doação de toda sua fortuna. Segundo ele, um sonho antigo, de fazer a doação ainda vivo.
 
Nos últimos dez anos, ele doou US$ 8 bilhões para fundos de assistência social, entidades que atuam em causas como direitos humanos, meio ambiente, para universidades e fundações de pesquisa. Uma das doações foi para Cuba, para o sistema de saúde e pesquisa na área médica.
 
Só para fazer as doações, tfoi preciso criar uma empresa com mais de 300 empregados.
 
Feito isso, mudou-se para um modesto apartamento, alugado, em San Francisco, pois não tem mais imóveis. O apartamento tem. apenas o necessário. Nada de consumismo.
 
 
Reservou um pouco do dinheiro para despesas do dia a dia, como saúde, transporte e alimentação. Leva uma vida simples, como cidadão comum.
 
 
Charles Feeney é filho de uma enfermeira e um corretor de seguros. Sempre levou uma vida fora dos padrões dos bilionários. Não ostentava riqueza, fazia refeições em restaurantes populares e dirigia seu próprio carro, também um carro popular.
 
Outros bilionários, como Bill Gates, dono da Microsoft, o megainvestidor Warren Buffett, disseram que gostaram da ideia e que pretendem fazer o mesmo. Gostaria de ver isso acontecer.
 
É cruel a acumulação de capital com a exploração de trabalhadores, com o lucro selvagem, especulação financeira, por bilionários egoístas, insensíveis à condição humana.
 
Eis a raiz da pobreza, do apartheid social, da crise ambiental, da da transformação da vida humana e da natureza em mercadoria.
 
Já pensou se a moda pega? O problema é que gestos como esse são isolados, não conseguem se generalizar e se consolidar como uma mudança radical dos capitalistas.

Relacionados